
A Westcon, em parceria com a Dakron Automação Comercial, promoveu em outubro dois workshops sobre Manutenção Preditiva em Sistemas de Automação Industrial com Redes PROFIBUS DP e PA.
O primeiro deles aconteceu no dia 18 nas instalações no Grupo Petrópolis, na cidade do mesmo nome, no Rio de Janeiro. O Grupo é atualmente a segunda maior cervejaria do Brasil e a única grande empresa com capital 100% nacional do setor. A empresa produz cervejas, bebidas alcoólicas e não alcoólicas, e conta com sete fábricas em todo o território nacional, além de vários centros de distribuição.
No dia 20 de outubro o workshop foi apresentado no Complexo Vargem Grande da Vale, precisamente no Terminal Ferroso de Andaime (TFA), em Nova Lima, MG. O Complexo Vargem Grande abriga um das duas usinas de pelotização da companhia em Minas Gerais; a segunda funciona no Complexo de Fábrica. As duas juntas possuem uma capacidade anual de mais de 11 milhões de toneladas de pelotas.
Nas duas oportunidades, o Engenheiro de Aplicações da Westcon, Alexandre de Oliveira, detalhou o sistema ComBricks de diagnóstico online de redes PROFIBUS DP e PA. O objetivo da sua apresentação foi o de demonstrar o aumento de produtividade e de rentabilidade que a empresa pode obter com o uso do ComBricks, graças à sua capacidade de identificar problemas nas redes de automação antes que venham a provocar falhas e, consequentemente, a parada da produção.
Com o passar do tempo, as instalações das redes (meio físico) sofrem degradação, especialmente quando localizadas em ambientes agressivos e hostis. Essa degradação, inevitavelmente, levará à ocorrência de falhas de comunicação, resultando na parada inesperada da planta. O sistema ComBricks monitora continuamente as redes PROFIBUS DP e PA (tanto o meio físico quanto a parte lógica da comunicação) e, por isso, consegue detectar as mudanças sutis que surgem com a deterioração do meio físico das redes e que vão, lentamente, provocando distúrbios na comunicação, até que, em algum momento, a rede irá falhar e paralisar o processo, Oliveira advertiu.
O Engenheiro de Aplicações da Weston acrescentou que o sistema ComBricks envia mensagens de alerta por e-mail (opcionalmente, também através de contato de alarme) para que as equipes de manutenção tomem providências corretivas por antecipação. “Graças ao Webserver incorporado, os usuários do sistema ComBricks podem acessar remotamente, por meio de smartphone ou tablet, o histórico de eventos, status das redes, qualidade dos sinais de comunicação e oscilografia”, concluiu.