
Aplicação
Sistemas de automação e controle baseados em redes de comunicação de dados são parte integrante dos modernos guindastes e sistemas de elevação de cargas.
É cada vez mais frequente o uso de links de rádio em substituição aos cabos das redes de automação quando existem partes móveis no equipamento.
Em 2011, a empresa OBO Bettermann estabeleceu um centro de competência em metais, composto de uma planta de produção altamente integrada, sendo o sistema de galvanização por imersão a quente o elemento central da fábrica, equipado com um guindaste (tipo ponte rolante) e sistema transportador fornecidos pela empresa SCHEFFER KRANTECHNIK GmbH.
Desafios
A galvanização está sempre ligada aos processos de movimentação: As peças em produção passam por uma série de etapas de tratamento para limpeza e pré-tratamento, seguidas pelo processo de galvanização propriamente dito e completadas por banhos para a finalização do tratamento.
A constante movimentação de peças metálicas, bem como de vigas de aço e componentes estruturais, não pode causar qualquer impacto da disponibilidade dos links de rádio.
Além disso, a rede wireless PROFIBUS deve ser totalmente transparente a fim de proporcionar o controle de acionamento do transportador bem como a fácil manutenção dos seus componentes, principalmente aqueles situados em locais de difícil acesso.
Solução
A unidade de controle central (Siemens S7-300) envia dados a cada 30 milissegundos aos dispositivos (Slaves) localizados na parte móvel do sistema de guindaste tipo monotrilho (também conhecido como ponte rolante de viga simples), cuja distância pode chegar a até 50 metros da unidade central de controle.
A comunicação bidirecional é realizada de forma segura, enviando os dados de leitura de posição real e os comandos de acionamento de direção.
Como as plantas de galvanização são altamente automatizadas, é indispensável que a disponibilidade seja a mais alta possível. Neste processo, a tecnologia patenteada Smart Wireless Bluetooth provou ser excepcionalmente imune às interferências externas.
Resultado
Os sistemas de rádio têm funcionado de forma impecável ininterruptamente. Mesmo com as restrições da linha de visada, não ocorrem falhas, o que se traduz em uma maior eficiência de produção e qualidade de produção garantida.
LEIA MAIS