O mundo de TI se libertou dos sistemas operacionais proprietários. Agora é a vez da indústria

Créditos da imagem: Schneider Electric

Autor: Fabrice Jadot
Next Generation Automation SVP na Schneider Electric

A chamada para a mudança

Estamos vivendo em uma verdadeira economia digital. As inovações tecnológicas e a internet mudaram para sempre a forma como os negócios são feitos ao redor do mundo. Ao mesmo tempo, a recente pandemia e a disrupção econômica global resultante dela serviram como um “alerta” para que as indústrias não adiem mais os tão necessários avanços em automação e digitalização. Mesmo empresas estabelecidas que antes eram consideradas imunes às flutuações do mercado estão se vendo desafiadas por uma dinâmica global sem precedentes e por recém-chegados que estão adotando tecnologias digitais para criar negócios ágeis que atendem melhor ao mundo moderno.

Nenhuma empresa consegue navegar sozinha nessas condições. Persistir neste novo mundo requer um ecossistema estendido de parceiros que colaboram para o sucesso. Na Schneider
Electric, acreditamos que é o momento certo para um movimento ousado na automação industrial. Estamos chamando isso de automação universal e isso mudará para sempre a maneira como automatizamos as operações.

Automação universal

A automação universal é o mundo dos componentes de software de automação tipo plug-and-produce (pense numa loja de aplicativos) habilitados pelo padrão IEC 61499. Na Schneider Electric:

  • Acreditamos que a “automação aberta” como existe hoje não é aberta o suficiente.
  • Acreditamos que o software aplicativo portátil e interoperável é um facilitador essencial para as indústrias da próxima geração.
  • Acreditamos que a ampla adoção da automação universal desencadeará uma ilimitada onda de inovação e dará início a uma nova era de automação “à la carte”, na qual o custo/desempenho é otimizado pela integração dos melhores componentes, independentemente do fornecedor.
  • Acreditamos que as indústrias adotarão esse crescente mercado de aplicativos de automação para realizar melhorias radicais em eficiência e sustentabilidade com as quais só poderíamos sonhar uma década atrás.

 
Isto NÃO é um negócio comum.

A próxima geração de Automação industrial

Pouco mudou nos fundamentos de como os sistemas de automação industrial foram projetados, implementados e operados nos últimos 50 anos. A arquitetura atual do sistema de automação industrial fez um bom trabalho ao levar a indústria para onde estamos hoje, mas para cumprir plenamente a promessa da Quarta Revolução Industrial, precisamos mudar fundamentalmente nosso modelo de tecnologia.

Os sistemas proprietários criam dificuldades para que as empresas enfrentem os desafios da era digital e limitam a inovação digital porque:

  • Os aplicativos de automação escritos para um sistema não serão executados facilmente em outro. Isso torna caro e difícil para as organizações industriais inovar, causando mudanças lentas e limitando a capacidade de integrar abordagens revolucionárias.
  • A falta de implementação de referência para padrões cria desafios arquitetônicos que levam a ilhas isoladas de controle e ineficiências.
  • Os sistemas proprietários não são projetados para aproveitar as vantagens das rápidas e recentes mudanças em TI.
  • Sistemas proprietários e com programação personalizada são caros de manter e difíceis de atualizar.
IEC 61499

No blog anterior, identifiquei o padrão IEC 61499 como uma linguagem de alto nível para o desenvolvimento de sistema de controle e informação distribuída. A IEC 61499 é a base técnica para a Automação Universal porque:

  • Permite que aplicativos de automação sejam desenvolvidos usando componentes de software portáteis e de uso comprovado, independentemente do hardware de automação.
  • Permite que o usuário distribua o aplicativo para qualquer arquitetura de hardware do sistema de sua escolha – altamente distribuído, centralizado ou ambos – tudo com pouco esforço de programação.
  • Oferece suporte às melhores práticas dos softwares convencionais, facilitando a criação de aplicativos de automação que interagem com sistemas de TI. A convergência nativa de TI e a fácil portabilidade conduzirão a uma mudança de longo prazo da programação de baixo valor de controladores proprietários para sistemas de automação plug-and-produce de alto valor usando componentes de software de automação de uso comprovado.
O futuro da automação está totalmente aberto

Podemos criar melhorias operacionais com uma arquitetura aberta, baseada em padrões e um ecossistema de aplicativos plug-and-produce. A Automação Universal permitirá que OEMs, integradores e usuários finais criem soluções de automação conectando os melhores aplicativos usando ferramentas gráficas (com baixa utilização de código). Componentes de software de uso comprovado tornarão o sistema mais confiável e mais facilmente expansível e adaptável às necessidades futuras.

Este novo mundo de automação universal, habilitado para digitalização e tendo a IEC61499 como base, superará os “negócios de sempre” em vários níveis:

  • O software desempenha um papel de liderança
  • O salto qualitativo das melhorias é feito com eficiência, agilidade e sustentabilidade
  • A força de trabalho de automação da próxima geração está habilitada a usar o controle para melhorar os resultados dos negócios, principalmente a lucratividade
  • A convergência IT/OT é fortalecida

 
Você fará parte do futuro da automação universal?
Para descobrir mais sobre como a Automação Universal mudará para sempre a maneira como automatizamos as operações, baixe o documento da Schneider Electric “Universal Automation: A call for change”.

Você também pode acessar o artigo original em inglês aqui (publicado em 10 de novembro de 2020):
https://blog.se.com/industry/machine-and-process-management/2020/11/10/the-it-world-has-moved-on-from-proprietary-operating-systems-now-its-industrys-turn-with-universal-automation/